Website

Mario Augusto

Palestras

- Poeta & Brincadeiro na Estação Primeira do Imaginário.
- Marmanjo fantasioso, fazedor de sonhares, falador de versos.
- Catador de ninharias, descascador de histórias.

Currículo

Desde os anos 80, um dos mais atuantes poetas de Porto Alegre.
Nasceu em Porto Alegre. Cursou Filosofia na Universidade Federal do RS. Participou de cursos na área de dança, teatro, música, psicomotricidade e recreação terapêutica. Começou escrevendo folhetos, fazendo parte da “geração mimeógrafo” dos anos 70. Vem dedicando-se à educação, brincando com crianças, conversando com adolescentes e adultos, apresentando-se em teatros, feiras, congressos, praças, instituições, espaços culturais diversos com a “AULA-ESPETÁCULO RODA DE POESIA”. Afora intervenções de cena em trabalhos de teatro, música, saraus e eventos diversificados.

Ministra Oficinas de Poesia e Linguagem, para jovens e adultos, onde o trabalho está voltado para o desenvolvimento da linguagem,o caminho do conhecimento e do encantamento.

Mario foi patrono/padrinho em inúmeras feiras de escolas e cidades. Mariana Pimentel, Camaquã, Alvorada, Arambaré, Tapes, Gravataí, Triunfo, Estância Velha, Arroio dos Ratos, Minas do Leão, Sertão Santana, Anta Gorda, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Vera Cruz, Canoas, Guaíba, Torres, Cachoeirinha, Chuvisca, Lageado, Osório, Eldorado do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Novo Hamburgo, Igrejinha. Participando de feiras em outras cidades.

Participou de inúmeros saraus e espetáculos de poesia. Tem dezenove livros publicados, participações em antologias e publicações diversas, como as agendas “Livro da Tribo”. Escreveu “O Cavaleiro da Mão-de-fogo”, “Arca de Noel”, “O Auto de Natal do Abelardo”, além do texto “O Cisne”, respectivamente, para o grupo de teatro de bonecos A CAIXA DO ELEFANTE, de Porto Alegre, e para o grupo ENTRE LINHAS, de Novo Hamburgo.

Também realizou “MACUNAIMANDO”, com o músico Marcelo Fornazier. “SEXTA EM VERSO”, “MAIS DO QUE NUNCA POESIA”, com Deborah Finocchiaro. “QUANDO A POESIA CANTA”, com Karine Cunha.
Atualmente, ao lado do TIAGO FERRAZ, com quem já tem uma dúzia de composições, tanto para a banda ROCK DE GALPÃO e para o trabalho solo de Tiago, elaboram um espetáculo de música e poesia para crianças: O ABRAÇO DO ELEFANTE.

Em 2020, lançou pela editora LARANJA MECÂNICA, seu 19º livro, FERAFLOR.
Possui uma dezena de livros inéditos. Mora no bairro Campo Novo, Belém Velho, em Porto Alegre, num sítio, onde quer construir uma biblioteca comunitária e um espaço cultural e atividades educacionais.